O Ditado “se não está na internet não existe” nunca foi tão verdadeiro.
Desde o início da pandemia, as profecias sobre a digitalização do mundo se cumpriram, o processo de digitalização evoluiu muito e hoje, praticamente todo mundo já tem ou, pelo menos, sabe a importância de ter alguma presença digital.
Com o crescimento da demanda, cresceu a oferta.
Milhares de pessoas começaram a buscar cursos profissionalizantes online para compor a própria renda. Do dia para a noite — alguns seguindo as cartilhas dos próprios cursos que compraram — todos começaram a se denominar especialistas (mesmo com pouca ou nenhuma experiência).
E ai vem a pergunta:
Como fazer para escolher uma empresa de marketing para auxiliar a sua empresa?
Eu acredito que esses são os principais pontos:
- Conhecimento específico
- Profissionalismo
- Atendimento
- Data Driven
O principal objetivo de se contratar uma agência de marketing é vender mais. Acredito que nisso, todos concordam. Mas o que não é tão óbvio é que o marketing não é responsável pelas vendas.
Dentro da escola de administração entendemos o processo comercial da seguinte maneira:
O marketing atrai, o comercial converte.
O ponto é que fazer essa diferenciação (Daqui surge a eterna luta entre comercial e marketing para saber quem está errado) é muito difícil na prática.
Para isso, é necessário que a agência possua um amplo conhecimento de negócios também. Para entender a função do marketing, como ele se relaciona com as outras áreas da empresa e, até, dar dicas de como melhorar todo o processo de geração de receita para que os leads interessados realmente convertam.
Por exemplo, em uma empresa que possui um time comercial mais robusto, faz mais sentido trabalhar com menos ruído na comunicação para conseguir leads mais baratos para o comercial trabalhar. Por outro lado, em uma empresa que não possui time comercial, gerar muitos leads só traria dor de cabeça. Nesse caso, trabalhar com mais ruído na comunicação (Criando várias etapas de qualificação) faz mais sentido. O lead virá mais caro, mas mais qualificado, além de tomar bem menos tempo do responsável (Que estará envolvido em outras atividades além do atendimento do lead) para atendê-los e gerar vendas.
É por isso, por exemplo, que aqui na Treevium fornecemos um treinamento em CRM para todos os nosso clientes que precisam. Para ajudá-los a entender a necessidade de controle de leads. Coisa que não é muito comum nos negócios brasileiros.
Conhecimento específico
Não adianta entender só de negócios e não conhecer a fundo as teorias de marketing. Os cursos profissionalizantes hoje são muito superficiais e ensinam uma receita de bolo pronta. Para entender como construir uma estratégia específica para cada cliente, adaptando a teoria as necessidades de cada um, é preciso entender os fundamentos.
É esse fundamento que vai permitir a agência prestar uma consultoria, não prestando somente um serviço passivo onde ela recebe a demanda e executa, mas onde ela consegue ajudar o empreendedor a tomar as melhores decisões para o seu negócio.
É muito comum que o cliente veja um case de sucesso na internet e queira replicá-lo.
A função de uma agência de qualidade, é avaliar se esse case está de acordo com o momento ideal de cada cliente e ajudá-lo a tomar a melhor decisão.
Traçando um paralelo, é como ver um amigo que ganhou muito dinheiro comprando bitcoin e querer comprar bitcoin também. O que não aparece nessa história é que esse amigo estava com a vida equilibrada, uma boa reserva, e a exposição dele a bitcoin foi com uma parcela pequena do patrimionio, enquanto o que tomou a decisão de replicar o comportamento do amigo, não tinha a mesma estrutura financeira para tomar tanto risco sem realmente colocar a própria vida em risco.
Existe uma hora de fazer cada investimento, e a cada momento, existe a hora de priorizar uma decisão.
Profissionalismo
Existem 2 grandes grupos de profissionais de marketing no mercado. Os profissionais da escola antiga, geralmente formados em publicidade. E os profissionais da escola nova, muitas vezes sem formação.
Os primeiros, possuem os fundamentos do marketing, mas não conhecem a linguagem nativa das redes sociais. Estão presos a época onde marketing era colocar outdoor e perderam o timing da inovação.
O segundo grupo, são jovens, nativos, e dominam as redes sociais, mas, muitas vezes, falta o profissinoalismo que eram encontrado nas agências mais tradicionais.
Encontrar agências que consigam equilibrar essas competências e entregar o melhor dos dois mundos é um dos maiores desafios atualmente.
Por isso, algumas dicas se você quer uma boa agência te auxiliando no seu negócio, pergunte sobre como funciona o método de execução do serviço. Existem processos? As decisões são baseadas em que? Se um funcionário sair hoje, como fica? Eles possuem algum sistema de gestão de tarefas? Como sabem que o trabalho está dando resultado?
Por incrível que pareça, uma das reclamações mais frequentes dos clientes que chegam aqui na Treevium é que as agências antigas não cumpriam os prazos de entrega dos trabalhos.
Atendimento
Quantas vezes você já não mandou uma mensagem para quem te ajuda no marketing e precisou esperar vários dias para receber a resposta?
Uma boa agência de marketing entende a importâncias de estar disponível para o seu cliente e, em muitos casos, terá um profissional dedicado para executar essa função.
É normal que exista ansiedade durante o processo de contratação de uma agência. Muitas vezes, o dinheiro destinado para o marketing é estratégico e o retorno esperado é necessário para o crescimento e bom funcionamento do negócio. Por isso, manter a comunicação constante é essencial para manter o cliente tranquilo e informado do passo a passo da comunicação.
Data Driven
“Dados são o novo petróleo” – Clive Humby
Essa frase do matemático Clive Humby marcou o início de uma transformação como jamais havia sido vista na humanidade. A Análise de Dados é uma das atividades mais importantes hoje para qualquer profissional do digital.
É através dela que as discussões deixaram de lado as opiniões e começaram a focar em quais dados existem para comprovar essas opiniões.
Fazendo isso, a taxa de sucesso dos cases aumenta substancialmente porque o aprimoramento é feito em torno de algo paupável: dados.
Foi pensamento nisso que nós trouxemos um aluno de Engenharia de Produção e outro de Matemática para a empresa, para nos aprofundarmos nessa que é a ciência mais valiosa do séxulo XXI.
Achou coisa de+? Se você está pensando “Rodrigo, mas eu nunca vou encontrar uma agência que entregue tudo isso” é porque você não conhece a Treevium.
Aqui na Treevium nosso propósito é entregar o melhor dos dois mundo, tradicional e digital, para que você tenha o profissionalismo de uma grande empresa, recebendo o que pediu, dentro do prazo e sem erros de ortografia, aliado a uma estratégia nativa e inovadora, inspirado no que as maiores e mais inovadoras empresas do mundo fazem atualmente.
Nossos profissionais passaram pelas melhores salas de aula do mundo. Tendo feito diversos cursos com grandes nomes do digital (Ícaro de Carvalho, Pedro Sobral, Leandro Ladeira…) até cursos com grandes nomes do mercado tradicional (Robert Mckee, Stanford, Vabo).
Se quiser saber mais sobre o nosso funcionamento e descobrir como podemos te ajudar, clique no botão abaixo e fale diretamente comigo.