Saiba explicar o erro

Saiba explicar o erro

Os dos maiores problemas da nossa geração é dificuldade de comunicação. Alguns estudos tem mostrado que universitários, que são o topo da hierarquia de conhecimento da sociedade, em geral não sabem se expressar.

Uma reportagem recente da forbes mostrou que isso é ainda mais grave na geração Z.

E a tendência é piorar, com as gerações mais jovens tendo sido alfabetizadas durante a pandemia e com a introdução do uso de telas cada vez mais cedo na educação das crianças.

Por isso, aprender técnicas de comunicação é essencial para aumentar a eficiência no dia a dia de trabalho.

Uma estratégia para melhorar a comunicação é a ideia de exaustão de informação. Uma técnica utilizada para comunicação interna nas Startups de tecnologia para acelerar o processo de resolução de problemas.

Ele se baseia na seguinte premissa, quando for se comunicar, seja preciso e exaustivo na informação. Ou seja, forneça todos os detalhes necessários e de contexto para que a pessoa do outro lado possa te ajudar.


Por exemplo, esses dias eu fui entrar em contato com um médico para marcar um exame. Como seria o início da interação da maioria das pessoas?

Rodrigo: “Bom dia”

Atendente: “Bom dia, com que eu falo?”

Rodrigo: “Rodrigo”

Atendente: “Olá Rodrigo, como posso ajudar?”

Rodrigo: “Quero marcar uma consulta?”

Atendente: “Perfeito, seria particular ou convênio”

Rodrigo: “Convênio”

….e assim idefinidamente.

So que isso gera um atraso gigantesco na comunicação. Até a pessoa ver a minha mensagem, responder, eu ver, responder ela, e fazer isso diversas vezes, passou um dia inteiro.

Então, como eu mandei a minha mensagem inicial? Contendo todas as informações que eu imaginei que seriam necessárias para que a atendente conseguisse resolver meu problema sem precisar me responder.

Rodrigo: “Bom dia, meu nome é Rodrigo Albuquerque. Meu email é [email protected] e tenho convênio pela Unimed e meu CPF é xxx.xxx.xxx-xx.

Gostaria de marcar uma consulta com o Dr.xxxx, tenho preferência por horários na parte da tarde, qualquer dia da semana com exceção de sexta-feira. Que outra informação você precisa para agendar minha consulta?”

Atendente: “Bom dia Rodrigo, maravilha. Eu tenho horário na quarta-feira às 16h. Ficar bom? Se sim, só preciso do número da carteirinha da Unimed para marcar sua consulta.”

Pronto, problema resolvido.


Por isso, duas dicas importantes:

  • Sempre que for mandar uma mensagem para alguém, seja Whatsapp ou email, nunca mande apenas um “bom dia”, é de bom tom partir do princípio que a pessoa do outro lado também é tão ocupada quanto você e já adiantar pelo menos o tema da conversa na primeira mensagem.
  • Quando for mandar mensagem para alguém falando sobre uma solicitação ou problema, sempre envie o máximo de informação possível, contendo a maior quantidade de contexto existente para agilizar a troca de informação e a resolução do problema.
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