Empreender é a profissão mais difícil do mundo. Por isso, se bem feito, também é uma das mais recompensadoras.
Nesse processo, é necessário aprender diversas habilidades para conseguir alcançar o sucesso no mundo dos negócios.
Mais recentemente, uma das habilidades que ganharam a atenção mundialmente é a ideia de Growht.
Nesse artigo, vamos abordar tudo o que um empresário precisa saber sobre Growth para entender os termos e começar a aplicar essa metodologia no seu próprio negócio.
- O que é Growth
- Por que isso importa
- Exemplos de sucesso de Growth na economia real
- Como posso aplicar na minha empresa?
O que é Growth?
Growth foi uma metodologia criada pelo Sean Ellis, empresário que trabalhou junto a empresas como Dropbox, LogMeIn, Eventbrite, que em tradução literal significa crescimento. Seu sentido tem tudo a ver com isso. Growth é uma forma de olhar para a empresa que busca fazê-la crescer.
Um erro comum é acreditar que Growth está focado somente no marketing da empresa, ou que growth é um sinônimo de Marketing, quando na verdade, é uma mentalidade que deve abranger toda a empresa.
Na prática, Growth é a aplicação da metodologia científica aos processos empresarias. Por isso, um dos seus pilares é a análise de dados, que torna a medição possível. Outros blocos de conhecimento que se tornam essenciais para a aplicação do Growth são:
- Funil de Vendas: No final das contas, o que o Growth Hacker, profissional que aplica a metodologia dentro da empresa, quer, é aumentar a eficiência do processo de vendas. Em outras palavras, aumentar a arbitragem entre LTV e CAC.
Se você não sabe o que isso significa, clique aqui para ler um artigo sobre métricas essenciais no processo de crescimento do seu negócio.
- Ferramentas específicas: Para facilitar esse processo, a tecnologia se torna essencial. Utilizar Analytics, BI, Dashboards e CRMs se fazem com que o processo se torne viável sem precisar de um time inteiro dedicado a essa função.
- Hipóteses constantes: Os testes A/B são a regra do dia a dia. O processo de crescimento exponencial se dá através de pequenas iterações periódicas que promovem melhorias incrementais no processo de vendas.
- Análise de Dados: E através da análise dos dados que chegam através dos diversos testes realizados que o processo de crescimento vai acontecendo. Como já dizia Drucker, se não pode ser medido, não pode ser melhorado.
Por que isso importa?
No Brasil, é comum as empresas serem guiadas pelo empreendedorismo de necessidade, ou seja, estamos pouco acostumados com a ideia de gestão profissional.
Isso se reflete na baixíssima produtividade do país.
Já ouvi diversas vezes que o “brasileiro não tem preguiça de trabalhar”. Infelizmente, essa realidade não se reflete nos números onde mesmo com um povo que é criativo e batalhador, o resultado de tanto esforço é ínfimo.
Com o crescimento da internet e a popularização do conhecimento, a chamada Nova Economia, explorada pelo Diego Barreto, VP de Estratégia do Ifood, começa a ganhar força e uma nova oportunidade se abre para o crescimento do país.
Por outro lado, isso gera competição e aumenta a exigência do consumidor.
Os empreendedores mais atentos perceberam esse movimento e estão buscando formas de melhorar seu conhecimento de gestão e negócios para não ficarem para trás.
De uma maneira bem direta, a resposta para a pergunta
“Por que isso importa” é: Porque quem não está crescendo, está morrendo.” – Dener Lippert
Como aplicar Growth Hacking na minha empresa?
A melhor forma de aplicar essa metodologias pode ser dividida em 3 tópicos.
Mentalidade do dono
Como Growth é uma metodologia que está completamente interligada a visão que as pessoas tem da empresa, é imprescindível que a implementação na empresa comece pelo fundador.
Isso é um desafio quando pensamos na bagagem curricular comum no Brasil porque sendo Growth uma mímese do processo científico, precisamos aprender a lidar com situações pouco exploradas durante a formação tradicional.
Por exemplo, a ideia de abraçar o erro durante o processo de pesquisa é dolorosa e remete a frustração.
Mas, no Growth, o erro é essencial. Sem ele, é impossível fazer testes, propor hipóteses, e gerar conhecimento e aprendizado contínuos.
É responsabilidade do fundador da empresa criar um ambiente onde o erro experimental — que é diferente da negligência — é abraçado como parte da cultura.
Pedro Somma – COO da 99taxi que levou ela a se tornar a primeira empresa brasileira a valer 1 bilhão de dólares vai diferenciar erro x negligência: Erro: É o processo de teste de hipóteses. Negligencia: É o que você sabe e não faz, ou deveria saber e não sabe.
Princípios básicos
O segundo passo é entender os princípios básicos de Growth. Esse artigo é um bom resumo dos princípios gerais e técnicas mais utilizadas durante a execução do processo, mas não deixe de pesquisar e se familiarizar com outros termos e técnicas utilizados comumente no mercado.
Parcerias de crescimento
Encontrar uma pessoa ou empresa que faça essa função. Da mesma forma que é importante entender sobre contabilidade para conversar com seu contador, mas você não quer se tornar um especialistas na área, você não deveria tentar se tornar um especialista em Growth.
Um dos conceitos chave de negócios é alocação de recursos.
Segundo Jack Welch, que é considerado por muitos o maior CEO de todos os tempos, alocar recursos com eficiência é a principal responsabilidade de todo empresário.
Na minha visão, gastar tempo para se tornar um especialista em Growth é uma ideia tão ruim quanto tentar se tornar um especialista em contabilidade, e é nessas horas que ter um parceiro comprometido ajuda.
Aqui na Treevium, temos o serviço de assessoria de Growth onde nós entramos dentro da empresa dos nossos clientes e construímos jornadas inteiras. Ou seja, desenhamos e executamos o processo desde quando o cliente entra na empresa, através de um processo de aquisição até quando ele se torna um consumidor recorrente, através do processo de retenção.
Se você quer saber mais sobre como funciona, agende uma consultoria estratégica gratuita para o seu negócio.