O que as maiores empresas do mundo estão fazendo para crescer

O que as maiores empresas do mundo estão fazendo para crescer

“Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes” – Isaac Netwon

Não sei você, mas eu não tenho moral para discordar de Newton. E, se ele estava certo, por que não usar as mesmas estratégias que ele usou para fazermos o nosso negócio crescer?

É assim que eu enxergo a ideia de modelar as grandes empresas.

Imagine a competição entre Samsung e Apple. Quantas pessoas não existem dentro dessas empresas? pensando em como ganhar um % a mais do mercado para permanecer na liderança.

Agora, imagine que com todos os milhões de dólares em pesquisas que são gastos todos os anos, muitas dessas práticas consolidadas deixam pistas de seu funcionamento e nos permitem adaptar e modelar essas estratégias para os nossos negócios.

É por isso que eu acredito que olhar para as grandes empresas é a melhor forma de aprender a crescer o próprio negócio, independente do seu tamanho.

É utilizar milhões de dólares em pesquisa para turbinar o seu negócio sem precisar investir um centavo a mais.

O que as grandes empresas fazem?

  1. Customer Centric
  2. Data Driven
  3. Transformação Digital
  4. Marketing e Growth
  5. Produção de conteúdo
  6. Construção de comunidades

É sobre essas tendências que iremos conversar hoje, analisando o que as maiores empresas do mundo estão fazendo e trazendo esses conceitos para a realidade do empreendedor brasileiro.

O que as maiores empresas do mundo fazem para crescer

Foco no cliente

Falar de foco no cliente pode parecer algo clichê, mas ainda é algo bem distante da realidade da maioria das empresas do Brasil.

E são as empresas que se concentram em atender às necessidades e expectativas de seus clientes tendem a crescer mais rapidamente do que aquelas que não o fazem. Grandes empresas como a Amazon, que colocaram a satisfação do cliente no centro de suas operações, conseguiram construir uma base de clientes fiéis e sustentar o crescimento ao longo dos anos.

A lógica aqui é simples: Com o custo cada vez maior da compra de mídia e de publicidades tradicionais, potencializar o boca a boca pode ser a diferença entre vencer e permanecer estagnado junto aos concorrentes.

E, para potencializar o boca a boca, é necessário entender o cliente e superar as expectativas que eles possuem a respeito do negócio.

Transformação Digital

A transformação digital é uma obrigação para grandes empresas que buscam crescer no mundo digital de hoje. Ao adotar novas tecnologias, como inteligência artificial, aprendizado de máquina e internet das coisas, as grandes empresas podem melhorar a eficiência, reduzir custos e criar novos fluxos de receita. Por exemplo, o Walmart investiu fortemente na transformação digital, usando tecnologias como análise de big data para otimizar o gerenciamento da cadeia de suprimentos, personalizar o marketing e melhorar o atendimento ao cliente.

Para pequenas empresas,

Gestão de talentos

Grandes empresas que atraem e retêm os melhores talentos tendem a ser mais bem-sucedidas do que aquelas que não o fazem. As empresas que investem no desenvolvimento dos funcionários e fornecem um ambiente de trabalho positivo tendem a ter maior engajamento e produtividade dos funcionários. Por exemplo, o Google é conhecido por sua cultura de trabalho, que inclui regalias como refeições gratuitas, academias no local e horários de trabalho flexíveis.

A primeira impressão, pode parecer que as empresas grandes tem vantagem, mas a estrutura e capital torna todo o processo lento, moroso e muito mais impessoal.

Pequenas empresas podem se amparar na imagem do líder que é muito mais próximo e presente para criar uma cultura diferenciada.

Além de utilizar de pequenos recursos com baixo custo financeiro para motivar os funcionários. Aqui na Treevium, por exemplo, além de trienamentos de desenvolvimento pessoal semanais, temos um vale criatividade. Um valor destinado aos profissionais craitivos para que eles gastem com algum tipo de lazer que potencialize a criatividade deles. (Restaurantes, Spa, Livros, Netflix, Academia…)

Empresa orientada por dados

A tomada de decisão baseada em dados refere-se ao processo de tomada de decisões com base na análise e interpretação de dados. Na era digital de hoje, as empresas têm acesso a grandes quantidades de dados de várias fontes, como interações com clientes, números de vendas e tráfego do site. Ao analisar esses dados, as empresas podem obter informações valiosas sobre o comportamento do cliente, as tendências do mercado e o desempenho dos negócios. Essas informações podem ser usadas para tomar decisões informadas e objetivas baseadas em dados do mundo real, em vez de opiniões subjetivas ou instintos. A tomada de decisão baseada em dados pode ajudar as empresas a melhorar suas operações, aumentar a eficiência e identificar novas oportunidades de crescimento.

Há alguns anos, essa tecnologia era cara e dependia de amplo investimento em recursos de ponta. Hoje, a nuvem barateou essa tecnologia e toda empresa pequena pode e deve utilizar esses recursos para passar na frente da concorrência.

Comunidades

A construção de comunidades pode ser um ponto crucial para a diferenciação competitiva das empresas em 2023 por vários motivos:

  1. Lealdade e retenção de clientes: Comunidades bem gerenciadas tendem a fortalecer a lealdade dos clientes e melhorar a retenção, pois elas ajudam a criar um sentimento de pertencimento. Clientes que se sentem parte de uma comunidade são mais propensos a permanecer com uma marca, mesmo quando surgem alternativas competitivas.
  2. Feedback valioso: As comunidades oferecem um canal direto para o feedback dos clientes. Isso pode ser incrivelmente valioso para as empresas, pois fornece informações em primeira mão sobre o que está funcionando, o que não está e o que pode ser melhorado.
  3. Inovação colaborativa: Através da criação de comunidades, as empresas podem se beneficiar da inovação colaborativa. Os membros da comunidade podem ter ideias e sugestões que a empresa pode não ter considerado, levando a novas oportunidades de produto ou serviço.
  4. Marketing orgânico e defensores da marca: Membros de uma comunidade frequentemente se tornam defensores da marca, compartilhando suas experiências positivas com outros e ajudando a atrair novos clientes. Isso cria uma forma orgânica de marketing que pode ser muito mais eficaz do que os canais de marketing tradicionais.
  5. Atendimento ao cliente peer-to-peer: Comunidades também podem oferecer uma forma eficaz de atendimento ao cliente. Membros da comunidade frequentemente ajudam uns aos outros com perguntas e problemas, reduzindo a carga sobre a equipe de suporte ao cliente da empresa.
  6. Personalização e segmentação: Comunidades permitem às empresas entenderem melhor seus usuários e personalizarem suas ofertas de acordo. Através da análise dos dados da comunidade, as empresas podem segmentar seus usuários em diferentes grupos e personalizar seus produtos, serviços e comunicações para atender melhor às necessidades desses grupos.

Esses são apenas alguns dos motivos pelos quais a construção de comunidades pode ser uma poderosa ferramenta de diferenciação competitiva em 2023 e além.

Empresas como Notion e Figma foram avaliada em dezenas de bilhões de dólares e um dos grandes diferenciais do seu modelo de negócio é justamente a comunidade engajada e a colaboração entre eles.

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