No mundo dos esportes, a sigla MVP tem um significado diferente (Most Valuable Player – prêmio dado ao jogador mais valioso de um campeonato, isto é, o melhor jogador) daquele que iremos tratar no blog.
Mas é possível estabelecer uma conexão entre essa curiosidade e o MVP que aqui veremos. Para algumas empresas, o produto MVP acaba sendo também o produto mais valioso.
E por que isso ocorre? Dados da Agência Brasil mostram que 30% das startups no Brasil acabam pois seus produtos não resolvem problemas. O MVP é justamente o produto que acaba impedindo esse fenômeno.
MVP significa, em inglês, Minimum Viable Product, isto é, Mínimo Produto Viável. O ser humano tem a tendência de esperar o momento ideal para agir. O mesmo ocorre em algumas empresas: na espera pelo lançamento de um produto apenas quando ele estiver supostamente pronto, muitos negócios vão à falência.
O MVP é, portanto, um produto que apresenta as características fundamentais para aquilo que oferece e que será aprimorado conforme o tempo passar e ele já estiver sendo comercializado.
É válido dizer que esse método é bastante utilizado devido a uma relação lógica. Afinal, embora o planejamento e a estruturação de um produto sejam fundamentais, só é possível determinar o sucesso deste após a avaliação dos consumidores.
Logicamente, a única forma dos consumidores terem acesso ao produto para avaliá-lo é através da venda deste. Por essa razão diversas empresas têm priorizado os lançamentos de MVPs: validar uma ideia por meio de esforços e investimentos mínimos.
Ainda que os MVPs tenham como função a validação de uma ideia, você não deve lançar um MVP totalmente falho. Afinal, além de atrapalhar a validação, isso pode acabar gerando experiências negativas que irão, posteriormente, afetar as vendas do produto principal.
A criação de um MVP
Agora que você já sabe o que é um MVP e qual a sua importância, vamos falar sobre o seu processo de criação para que você possa utilizá-lo na sua empresa.
Em primeiro lugar, é imprescindível que você seja capaz de dizer qual o valor que o seu MVP irá trazer. Para isso, reflita sobre os seguintes pontos:
- Quais soluções meu MVP oferece?
- Quais são os diferenciais do meu MVP?
- Por que o meu MVP é necessário?
- Como será a utilização do MVP?
Essas perguntas servirão de base pois elas irão ajudar na construção dos principais valores do produto final, de forma que o MVP cumpra sua função. Por isso, é fundamental que esses aspectos já estejam bem enraizados na “prótese” do produto.
Definições Gerais
Em seguida, você deve estabelecer o público alvo do produto. A regra é que esse público alvo esteja bem semelhante à persona da empresa e à persona “final” do produto, embora as transformações e melhorias que serão feitas no MVP possam gerar algumas mudanças também na persona.
Além de estabelecer esse público alvo da forma correta você deve definir previamente o período de teste do MVP. Utilize tempos razoáveis de acordo com o produto, pois períodos muito curtos podem não gerar resultados suficientes, bem como períodos muito longos podem comprometer as avaliações.
O teste do produto pode ser feito de duas formas distintas ou, até mesmo, através da utilização de ambas. A sua empresa pode optar pelo lançamento-teste com um grupo restrito e controlado de usuários (que são, geralmente, escolhidos) ou através de um público-alvo geral, para simular melhor.
Avaliação do Mercado
Depois que você seguir todas essas etapas, seu MVP terá sido devidamente lançado. Assim, surge a fase mais importante no desenvolvimento de um MVP: a sua análise.
A análise a ser realizada após o lançamento-teste deve considerar três fatores: o sucesso da ideia de valor gerada pelo produto, a receptividade do público e as melhorias que devem ser feitas.
A partir desses pontos, você será capaz de saber se o produto realmente está pronto para ser lançado com algumas alterações ou se essa ideia deve aguardar mais um pouco para ser novamente testada.
Conclusão
Portanto, é possível concluir que o MVP diz respeito ao Mínimo Produto Viável: uma espécie de “protótipo” de uma ideia que serve validar e encontrar as falhas de um produto mais trabalhado.
O MVP é uma excelente forma de testar um produto pois o feedback é feito por aqueles que realmente irão consumir a sua versão final.
Dessa maneira, estabeleça fatores que estarão presentes tanto nele quanto na possível versão final: soluções geradas, persona, diferenciais em relação à concorrência, forma de utilização do produto…
Assim, a avaliação feita após os feedbacks será mais condizente com aquilo que realmente pode ser projetada em uma versão final. Através do feedback, a empresa deve avaliar quais os próximos passos para aquela ideia.
O MVP é uma das ferramentas mais utilizadas no mundo dos negócios para a validação de um produto. Se você quiser saber mais sobre como fazer o lançamento de um MVP ou descobrir outra forma de alavancar o seu negócio, entre em contato com a Treevium.