Nesse texto, vou lhe apresentar o que é e como uma Landing Page pode aumentar as vendas do seu negócio.
Aumentar as suas vendas exponencialmente é o sonho de qualquer empreendedor, afinal, não é uma tarefa fácil e muitos até recorrem a “Hacks” ou “Fórmulas mágicas” para que isso aconteça.
Desde o ano de 2020, houve um crescimento de 26,96% no Digital, ou seja, mais pessoas estão ganhando dinheiro através do seu aparelho eletrônico.
Nossa realidade exige que qualquer empreendedor tenha uma presença digital para se manter competitivo nesse gigante mercado e, qual a solução para se manter ativo 24 horas, sem parar em feriados e aos finais de semanas se não uma Landing Page ativa, bonita e rápida?
Atualmente, vivemos na era da tecnologia onde praticamente todos estão dentro do digital, desde as pequenas crianças aos idosos, e a Landing Page é um intermediário entre cliente e vendedor.
A compra pela internet é um engajamento para o sucesso de muitas marcas e, mesmo que o consumidor não compre o produto eventualmente ao acessar o site, ele terá informações importantes sobre o seu produto.
Mas esse não é o único motivo: com uma Landing Page, além de ganhar autoridade no mercado, você conquistará também a audiência do seu público e irá conseguir se relacionar com seus clientes. Como?
Você saber qual é a opinião do seu cliente com relação ao seu produto é muito importante porque muitas pessoas antes de comprar algo virtualmente pesquisam sobre a empresa, e é aí que entram suas avaliações e recomendações e é claro, seu site.
Eventualmente, a empresa passa toda a credibilidade necessária ao seu consumidor. Observe que com apenas o site você conseguirá vários objetivos: Ganhar autoridade, vender seu produto, se relacionar com seus clientes e expandir seu negócio.
Mas como uma Landing Page pode fazer você multiplicar suas vendas?
Primeiramente, vamos entender o que é uma página de vendas.
Esses sites são voltados mais a produtos e serviços online, como infoprodutos, cursos, consultorias e soluções e também é conhecida por muitos como Página de Vendas.
O objetivo da Página de Vendas é fazer com que seu lead faça a ação pré-definida pelo desenvolvedor da página -> VENDER <- o seu produto, através de caminhos ligados ao design e psicologia em mínimos detalhes.
“Somente com uma Landing Page consigo aumentar minhas vendas?” Não.
Assim como não existe “hacks” para você ganhar dinheiro, utilizar apenas essa ferramenta não irá fazer você enriquecer.
Você precisa de todo um conjunto de fatores, por exemplo, considere essas perguntas:
- Qual solução seu produto traz?
- Qual o seu nível de autoridade com relação aquele tema?
- Quão boa é a copy de seu produto?
- Quão eficaz é sua estratégia de vendas?
Uma página une todas essas informações em um só local e faz com que seu lead vire dinheiro.
Mas quais os passos necessários para a construção de uma página básica?
Você precisa de uma hospedagem e domínio para sua Landing Page
Imagine que você irá fazer uma longa viagem com sua família. Obviamente você terá que transportar muitas malas, afinal, é uma viagem de dias. Qual é a melhor solução? Levas as malas em um carro grande ou contratar uma empresa que faz esse envio.
A hospedagem é basicamente isso: um pequeno pedaço que você aluga para colocar suas informações e mídias em transporte para dentro da internet, e a melhor parte é que existem muitas empresas que oferecem esse serviço, além dos vários planos ofertados.
Retornando ao exemplo da viagem, ao contratar a empresa e fazer o transporte, você precisa buscar suas malas. Chegando lá, há centenas de malas igual a sua e é nessa hora vem o pensamento ruim: “Qual dessas é minha mala?”
A empresa de transporte arruma uma solução para esse problema identificando sua mala com as iniciais de seu nome. Esse é o papel do domínio.
Tudo isso porque, no meio de tantos servidores, sites, páginas, blogs no ar, seu conteúdo iria se perder diante dos outros.
Então, o domínio e a identidade daquele site é seu e está sob sua responsabilidade.
Em resumo, o domínio é a URL que você digita para acessar uma página. Por exemplo, nós da Treevium, utilizamos a URL: https://treevium.com.br.
Você precisa de uma ferramenta para colocar sua Landing Page no ar
Produzir uma página não é tão difícil como alguns anos atrás.
Hoje existem milhares de ferramentas que trabalham de forma otimizada e com templates pré-modelados, no qual o cliente só vai alterar as informações.
Qual é a vantagem? Nenhuma!
Você terá uma página igual a de vários outros empreendedores, além de não ter a liberdade na construção do seu layout, muito menos de sua Identidade Visual.
Todavia, existem algumas ferramentas práticas que auxiliam bastante na criação. O mais utilizado hoje é o WordPress em união com o Elementor.
Todo que está na Web é formado por códigos em HTLM e CSS, códigos que mudam comportamentos, experiências e design da página.
O WordPress é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo e sua funcionalidade é transformar Widget visuais em códigos em HTML e CSS.
A ferramenta te permite algumas vantagens, como por exemplo: Instalação fácil, uso intuitivo, alta oferta de plugins complementares, possibilidade de deixar seu site totalmente responsivo, além também da liberdade de deixar o desenvolvedor alterar o código raiz e muitas outras vantagens.
Já o Elementor é um plugin complementar do WordPress e, basicamente, simplifica todos os pontos citados acima deixando mais dinâmico ainda.
Você precisa de uma ferramenta para desenvolver o layout e design.
Uma das partes mais importantes é criar o layout.
Hoje, o melhor para se fazer isso é o Figma, uma ferramenta extremamente leve no qual você consegue fazer todas as funcionalidades e testá-las antes de colocar no ar. É bastante utilizada por desenvolvedores Web.
Já o Photoshop é o queridinho para a criação de imagens.
A união dos dois traz o combo perfeito, com ambos você consegue tirar a ideia do papel e colocar na tela de seu dispositivo.
Gatilhos mentais
Gatilhos mentais são estímulos que influenciam diretamente em nossa tomada de decisão. A maioria das decisões que tomamos não são lógicas, o inconsciente tem muito mais responsabilidade nisso.
Sabendo disso, quais gatilhos mentais podem ser utilizados em uma Landing Page?
Gatilho da Reciprocidade
Quando alguém faz algo bom conosco, sentimos necessidade de ofertar algo em troca. Ou seja, se você quer uma ação do seu cliente, procure oferecer algum benefício de valor primeiramente, seja através de um conteúdo, uma dica, e várias outras formas.
Gatilho da Prova Social
Quando um lead vai comprar um produto ou está pesquisando sobre ele, e está na dúvida se é bom, o lead tende a observar as avaliações de outras pessoas. Isso também influencia diretamente na tomada de decisão e também do seu lead que é um potencial cliente. É muito importante que você tenha depoimentos reais em sua página de vendas.
Gatilho da Urgência
Por mais que você esteja com estoque, ou com várias vagas em sua mentoria, não demonstre isso para seu lead. Ele precisa saber que se não fechar com você, futuramente não terá essa oportunidade novamente.
Gatilho da Autoridade
Esse gatilho é utilizado para que as pessoas escutem o que você tem a dizer porque você sabe o que está falando.
Desenvolver e colocar a Landing Page no ar é o grande segredo?
Não! Esse é um dos processos para aumentar suas vendas, e o próximo passo é otimizar a página.
Ninguém permanece em um link que demora de carregar.
Estudos indicam que ao ultrapassar 3 segundos para aparecer algo na tela, o lead tende a sair daquele link. Então, nosso objetivo é deixar a página com menos de 1 segundo.
O primeiro passo para a otimização de uma página de vendas é um plugin de cache, dados que ficam salvos em seu navegador e que, quanto mais cache, mais lento será seu site.
Além de limitar o cache, também é necessário simplificar o código HTML e CSS. Lembra que toda página é feita por códigos?
Agora imagine que sua página tem muitos códigos desnecessários, fincando muito poluída e mais lenta. Com a simplificação desses códigos, conseguimos eliminar os códigos desnecessários e resumir os códigos que são extremamente grandes.
Um dos passos importantes é otimizar também as imagens.
Quanto maior o tamanho – em megabytes – da imagem, mais lento será para abrir aquela imagem em um dispositivo. Uma das formas de fazer essa otimização é através de compressores de imagens e, uma dica especial da Treevium: Imagens salvas em JPEG são mais leves que imagens em PNG.
Esses são os três principais pontos para otimização do seu site, existem outros vários princípios que precisam de atenção, mas são coisas um pouco mais técnicas.
Mas quais são os principais erros que muitos cometem ao produzir uma Landing Page?
Erros básicos de Design
Como bem disse Steve Jobs, isso significa que não adianta ter uma página bonita se o design não funcionar.
Os principais erros que observamos em várias páginas são a aplicação de princípios básicos de Design, sendo eles: Alinhamento, proximidade, contraste e repetição.
Erros no Layout
Ninguém gosta de uma página com textos muito longos, não é verdade? Provavelmente você nem terminará de ler e sairá daquela página.
É importante que esses textos longos demais sejam quebrados em blocos, e se possível, ilustrados com imagens e ícones para facilitar o entendimento.
Responsividade
Já entrou em alguma página com textos grandes demais, imagens cortadas e embaladas com o texto? Se sim, você teve uma péssima experiência e isso acontece, por que não é feito outras versões da página, para que ela funcione bem em todos os dispositivos.
Alguns exemplos de boas Landing Pages
Trazer algumas referências é sempre bom, então eu separei algumas que considero boas e que você pode se inspirar para construir a da sua empresa:
O resultado final da sua Landing Page
Aplicando essas dicas com certeza você ganhará mais presença no digital e, é bom lembrar que nosso objetivo é com que sua empresa venda mais através do digital.
É um erro grave não ter um site no século da tecnologia e podemos até afirmar que uma empresa que está offline está praticamente morta.
Quem não possui um site hoje perde grandes oportunidades de vendas, e o mais importante, além de desenvolver a landing page também é importante mantê-la atualizada.
Agora que você já sabe como uma página pode aumentar as vendas de sua empresa, que tal conversarmos mais sobre?
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