Por que investir em tráfego pago?

Por que investir em tráfego pago?

Quando falamos de marketing, talvez tráfego pago sequer seja o primeiro tópico que vem a sua cabeça.

Quando falamos de marketing, talvez tráfego pago sequer seja o primeiro tópico que vem a sua cabeça. É preciso considerar que diversas mudanças ocorreram desde a sua invenção. Antigamente, o meio de propagação e divulgação de um produto era feito exclusivamente através da impressão de propagandas.

Com a possibilidade de realizar a impressão de materiais escritos, as estratégias de marketing no século passado eram diferentes do que vemos atualmente. Exposição de panfletos em vias públicas, implementação de outdoors eram as maneiras mais comuns de se divulgar algum produto. Práticas estas, aliás, que se fazem presentes até os dias de hoje.

Me recordo do tempo em que iniciei com os trabalhos no campo digital. Eu trabalhava na área de Design, especificamente na elaboração de material gráfico para negócios locais, atuando na produção de cartões de visitas, flyers, banners, etc.

Em suma, a minha profissão consistia na confecção de impressos para a realização do marketing de determinadas empresas. Esse era um trabalho muito solicitado na época, já que o marketing das empresas se dava, em sua maioria, por meio de material físico.

Com a crescente tecnológica, a divulgação de serviços prestados começou a ser aplicada, em grande parte, através da internet. As empresas aderiram ao meio digital para desenvolver suas estratégias de marketing.

Assim, o que tinha uma visibilidade apenas local pôde ser escalado a nível global e atingir um público maior, em localidades antes inalcançáveis.

 O número de anunciantes na internet tem crescido constantemente nos últimos anos. Segundo o CETIC, 57% das empresas utilizaram o comércio eletrônico para efetuar vendas em 2020, conforme noticiado pela Agência Brasil. Tais vendas podem ser realizadas direcionando o público desejado às páginas de vendas; processo esse que é conhecido como “tráfego”.

MAS O QUE É TRÁFEGO?

De acordo com o Dicionário Online de Português, “tráfego” é toda circulação, movimento ou fluxo. O tráfego terrestre, por exemplo, trata do fluxo de automóveis, enquanto o tráfego aéreo diz respeito ao movimento de aeronaves.

Apesar de serem termos com significados diferentes, as palavras “tráfego” e “tráfico” provém de uma mesma origem etimológica: traffico em italiano, que se refere ao ato de comercializar mercadorias ou serviços.

Assim, podemos definir o tráfego na internet como o fluxo de usuários em sites e redes sociais, ou seja, são pessoas navegando e realizando ações dentro da internet. O tráfego é uma estratégia excelente para quem deseja agregar valor à sua marca, conduzir mais visitantes a uma página de vendas ou a algum aplicativo de mensagem; isto possibilita o aumento de vendas.

Caso se deseje elevar a audiência através de uma rede social, o tráfego pode acelerar o crescimento da página levando mais seguidores. Se há alguma estratégia para captar contatos de clientes em potencial, o tráfego pode auxiliar na captação desses mesmos clientes.

Em resumo, o tráfego possibilita uma série de estratégias para alavancar um negócio, sendo ele online ou local. Esta perspectiva de tráfego na internet abrange duas modalidades comumente exploradas no mercado digital atualmente: o tráfego orgânico e o tráfego pago.

TRÁFEGO ORGÂNICO E TRÁFEGO PAGO

Por definição, neste contexto, o termo “orgânico” refere-se ao que se desenvolve de forma natural; que se propaga de acordo com os interesses de determinado grupo. Assim, o tráfego orgânico é considerado como toda visita feita a um site sem a utilização de anúncios pagos. Essa é uma maneira mais difícil de alcançar o público, pois exige um grande nível de qualidade para levar o conteúdo o mais longe possível.

Já o tráfego pago, ao contrário do tráfego orgânico, consiste no investimento de uma certa quantia de dinheiro para gerar esse fluxo de pessoas na internet. Como consequência, esta é uma maneira mais eficiente e rápida de alcançar o segmento desejado, já que as próprias plataformas possuem um sistema inteligente de direcionamento de públicos para os anunciantes. Desse modo, consideremos o tráfego pago como a forma mais viável de se divulgar produtos e serviços no meio digital.

Assim como todo conceito ou modelo possui suas nuances e estruturas, assim é o tráfego pago. Portanto, pode-se estabelecer quatro etapas fundamentais na construção de um tráfego de qualidade; são elas: geração, coleta, análise e otimização.

OS QUATRO PASSOS PARA TER UM TRÁFEGO DE QUALIDADE

A geração é o processo inicial do tráfego, onde é investida verba destinada ao marketing por um determinado tempo, visando um retorno no futuro; é nesta etapa que ocorre a geração dos dados essenciais.

A segunda etapa, denominada coleta, consiste na escolha das principais métricas a serem analisada; essa parte é caracterizada pela coleta e contabilização dos dados.

Em seguida, temos a análise das métricas catalogadas ao longo do segmento anterior. Aqui, busca-se compreender o significado de cada item com o intuito de planejar mudanças que tragam melhores resultados ao anunciante.

Por fim, a otimização é a consequência direta do trajeto anterior. Consiste em realizar modificações nos anúncios em períodos pré-determinados com o intuito de criar condições mais favoráveis ao desenvolvimento dos anúncios.

Vale destacar que o processo geração-coleta-análise-otimização deve ser realizado com certa constância para manter ou elevar a qualidade do processo.

Como visto nas informações acima, o tráfego pago é uma estrutura de marketing que exige um planejamento estratégico demasiado complexo, o que exige certa qualificação e tempo de estudo das ferramentas de anúncios.

Por conta disso, as empresas procuram constantemente pessoas dedicadas nessa área, com o intuito de conduzir seus negócios a um patamar inatingível anteriormente.

Sendo assim, por conta da demanda, o gerenciamento dos anúncios online passou a ser visto como uma profissão denominada “gestão de tráfego”; e o profissional que atua nesta área, passou a ser chamado de “gestor de tráfego pago”.

A PROFISSÃO DO GESTOR DE TRÁFEGO

O campo de trabalho citado acima, como diz o próprio nome, é a área de atuação dentro da internet que consiste no gerenciamento do tráfego no marketing digital. Em suma, o gestor de tráfego é o responsável por todo o desenvolvimento do tráfego pago de um negócio.

O gestor atua na gestão do total investido, na análise das métricas, pode trabalhar na produção dos textos descritivos dos anúncios e às vezes na criação das imagens destes. Este profissional deve conhecer cada dado produzido por um anúncio para poder analisa-lo; deve ser alguém que pensa na melhora do negócio como se fosse o próprio dono.

Como consequência, o gestor de tráfego trabalha estrategicamente para possibilitar o aumento das vendas na empresa e construir os alicerces fundamentais do marketing digital.

Outro fator importante o qual o gestor de tráfego deve sempre estar atento, é o comportamento do público. Através dele é que descobrimos os gatilhos necessários para garantir a implementação correta de um determinado anúncio.

Sendo assim, é notória a enorme contribuição de uma gestão de tráfego qualificada no aumento de vendas e/ou geração de reconhecimento de uma marca ou produto.

Afinal, um marketing bem feito é o fator determinante na distinção entre empresas com e sem sucesso em seus negócios. Portanto, é extremamente necessário o investimento em uma estratégia de marketing eficiente e agregadora; e esta ferramenta tão essencial é o tráfego pago.

OS BENEFÍCIOS DO TRÁFEGO PAGO

Como foi descrito ao longo deste artigo, o tráfego pago é a maneira mais eficaz de conduzir um cliente em potencial até a sua loja, site ou página da rede social. Grande parte desses clientes utilizam os dois maiores retentores de usuários do mundo: o Google e o Facebook. Através do tráfego pago, é possível alcançar o público desejado nas maiores plataformas do mundo.

Outro fator que se deve levar em conta na decisão de trabalhar com o tráfego pago é a possibilidade de anunciar ações mais precisas. Por exemplo, caso não haja uma quantidade de verba disponível para o investimento em tráfego, é possível atuar na distribuição de conteúdos específicos, como promoções com tempo limitado.

Deste modo, pode-se destinar verba de acordo com especificidades, estas que trazem um retorno considerável ao anunciante, mas sem a necessidade de investir uma quantia fixa no tráfego.

Outrossim, é o fato de que o tráfego orgânico vem perdendo o alcance – já pequeno – que tem na internet. Distribuir bons conteúdos nas redes sociais e construir um site interessante não é mais o suficiente para conduzir o público almejado a essas mídias.

POR QUE INVESTIR EM TRÁFEGO PAGO?

A utilização do tráfego pago também possibilita a melhora na colocação do site durante a apresentação dos resultados na rede de pesquisa do Google. Ao realizar uma pesquisa no Google, o usuário pode clicar em um conteúdo e permanecer por algum tempo na página de destino. Essa ação atribui relevância ao conteúdo e faz com que o site fique nas primeiras posições quando houver uma pesquisa sobre o tema abordado.

Por fim, o investimento em tráfego eleva consideravelmente o número de conversões geradas. Por conversão, entende-se qualquer ação desejada pelo anunciante; um cadastro, um download, uma venda, etc. Tendo isso em vista, é importante compreender que o usuário está disposto a realizar uma compra, e o que o conduz a fazê-la é o tráfego pago.

Portanto, é fundamental que a sua empresa invista em tráfego na internet. Atualmente, os negócios presentes no meio digital têm utilizado essa estratégia para adquirir todos os benefícios citados acima; enquanto as empresas que não estão têm perdido espaço no mercado.

Alavanque o seu negócio através do tráfego pago agora mesmo com a Treevium.

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