Design para venda não parece importante? Pois bem, apensar de todo mundo dizer que “não se pode julgar um livro pela capa”, é exatamente isso que consumidores fazem todos os dias escolhem o que consumir.
Design é importante sim para aumentar as suas vendas, e eu vou mostrar como utilizar os quatro princípios básicos do design que permitirão a sua empresa alcançar melhores resultados.
Em primeiro lugar…
É comum para quem atua na área de comunicação e criação visual, por exemplo, classificar designs, e layouts, como “bons ou ruins”.
Até mesmo o público geral, que não está familiarizado com os princípios do design, costuma fazer esta classificação, ainda que de forma involuntária.
Afinal, o ser humano é capaz de perceber naturalmente o que é belo e harmônico.
Por isso, o artigo de hoje é para apresentar os quatro princípios básicos do design: contraste, repetição, alinhamento e proximidade.
Através da sua compreensão é possível identificar e atingir a harmonia na hora da produção de seus criativos, sites e outras construções gráficas, além de pensar na primeira impressão causada no cliente.
Vamos entender sobre cada um desses princípios?
A importância e os usos do contraste no design para venda
Ele é o responsável por criar o fluxo de informação, chamando mais atenção para um ponto específico, deixando a composição mais organizada de forma visual e dando ênfase para partes que devem ser ressaltadas.
Em outras palavras, acender os holofotes para as áreas que devem atrair a atenção.
Podendo ser aplicado de diversas formas como: através de textos em negrito, backgrounds coloridos, elementos destacados, imagens, entre outros.
A sua função é evidenciar o que é valioso e, o importante é tomar cuidado para que os elementos que criam contraste fiquem destacados de verdade, senão, poderão causar conflitos e gerando um resultado oposto ao desejado.
Na prática:
Podemos identificar a aplicação do princípio através de uma forma bem especifica de contraste: as cores nos aparelhos e o fundo branco.
Afinal, a Apple é campeã em utilizar o contraste para evidenciar seus produtos.
Repetição no design para venda
A repetição visa fortalecer a unidade, ou seja, algum elemento deve ser repetido no material inteiro. Ela é a responsável por deixar o produto com a mesma cara do início ao fim.
O ato de repetir um elemento no layout faz com que o observador siga um fluxo de leitura. E ausentar a repetição de elementos pode deixar a arte sem um conectivo visual, fazendo com que o observador se sinta perdido.
É óbvio que a repetição em demasia também cria confusão, então para evitar esse ruído visual utilize o princípio da repetição com o intuito de organizar as informações da composição.
Na prática:
No exemplo é utilizado a repetição de retângulos gerando a imagem da bandeira dos Estados Unidos.
Alinhamento no design para venda
O alinhamento é responsável por criar uma conexão entre os elementos do layout. Quando usamos esse princípio não necessariamente precisamos deixar objetos próximos para denotar alguma relação entre eles, porém, é o responsável por nos apontar que aqueles objetos distantes estão conectados por algo maior, gerando uma coesão na composição.
Existem três tipos básicos de alinhamento: à esquerda, à direita e ao centro. Cada um possui uma mensagem e a linguagem não está explícita apenas no seu conteúdo, mas a forma também quer comunicar alguma coisa.
Alinhamento à esquerda
É o alinhamento mais comum por ser o nosso fluxo de leitura ocidental, onde as palavras fluem da esquerda para a direita, de cima para baixo.
Podendo também ser conhecido como irregular à direita, pois à medida que possui uma linha bem definida do lado esquerdo, o lado direito acaba ficando irregular. Esse tipo de alinhamento passa uma mensagem comum, simples e segura.
Alinhamento à direita
Oposto ao alinhamento à esquerda, o alinhamento à direita transmite algo mais disruptivo, é comum ser usado para a criação de contraste de direção em legendas de imagens e levando em consideração o alinhamento à esquerda do parágrafo. O alinhamento à direita também possui irregularidade, mas ao lado oposto ao anterior, ou seja, desta vez o lado esquerdo fica irregular.
Alinhamento centralizado
Utilizado principalmente em títulos e chamadas, possuindo irregularidades do lado direito e esquerdo, transmite uma mensagem de requinte e formalidade. Necessário utilizar com cuidado, principalmente em longos textos, pois pode deixá-lo maçante na hora da leitura. É um tipo de alinhamento muito encontrado em convites de casamento
Proximidade
O princípio da proximidade é responsável também por conectar informações. Quando aproximamos os elementos que se relacionam conseguimos dar pistas para o observador de qual a ordem de leitura ele deve seguir. Isso acontece instantaneamente, pois, primeiramente, o nosso cérebro escaneia o layout como um todo e depois inicia o processo de leitura das partes.
Quando muito próximos, os objetos de um layout podem formar uma unidade visual e, até mesmo, construir novas imagens. Por outro lado, se não for essa a intenção, a proximidade exagerada é capaz de fazer com que um elemento atrapalhe o outro e torne o design poluído.
Na prática:
Podemos visualizar na imagem o princípio da proximidade sendo utilizado, mantendo as informações como: preço, imagem e nome do produto próximos entre si. Não haveria sentido se o nome do produto estivesse distante de sua descrição e do seu preço.
Nestes aspectos podemos evidenciar a importância do design para venda de uma forma muito mais clara.
Conclusão – Como fazer dos princípios do design para venda.
Afinal, você conseguiu perceber a importância do design para venda? Os quatro princípios apresentados são fundamentais para que a capa do seu “livro” chame a atenção dos clientes.
Aqui está um resumo simples destes quatro princípios:
- Contraste: Destaca o que deve chamar a atenção.
- Repetição: Cria consistência repetindo alguns elementos.
- Alinhamento: Define o processo de leitura do observador.
- Proximidade: Transforma grupos com elementos que se relacionam.
Através do entendimento dos quatro princípios básicos do design, já é possível compreender os pontos que transformam o layout daquele criativo, de um site “bom ou ruim” ou da “capa do seu livro”.
Quer aprender mais com a Treevium? Clique no link abaixo e veja todos os nossos artigos! Esperamos ter te ajudado a crescer sua empresa de alguma forma.