Os Reels do Instagram surgiram por causa do investimento da plataforma em vídeos curtos, buscando percorrer os mesmos caminho que o mercado e, principalmente, os consumidores.
Entretanto, a rede social não é a única que precisa se adaptar para crescer.
A sua empresa pode e DEVE utilizar a ferramenta como uma forma de alavancar as vendas, crescer seu faturamento e ocupar um espaço cada vez maior entre a concorrência.
Foi pensando justamente nisso que nós da Treevium decidimos compartilhar algumas técnicas que o seu negócio pode utilizar para crescer seu engajamento e vender mais utilizando os Reels do Instagram.
Então, vamos lá.
Entenda como a ferramenta impulsiona o seu perfil
O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo todo e se popularizou pelo compartilhamento de fotos.
Nos últimos dois anos dentro da plataforma é que a entrega de conteúdos vêm recebendo atualizações, dentre elas está o aumento do alcance de vídeos no formato de Reels.
Já que padrão de consumo das pessoas mudou, os conteúdos passaram a ser mais dinâmicos, os vídeos estão cada vez mais curtos e, com isso, a plataforma buscou adaptação.
Antigamente as pessoas estavam acostumadas a consumir conteúdos mais longos, com textos explicativos maiores e carrosséis mais densos.
Mas tudo mudou com a chegada do TikTok. As pessoas já não procuram tanto conteúdos longos quanto há algum tempo atrás.
Mas afinal, o que toda essa mudança tem a ver com aumento de vendas?
A verdade é que nós estamos vivenciando um momento onde o Instagram “nasceu de novo”.
Isso porque, no início da plataforma, para que os usuários entrantes continuassem usando o aplicativo, o alcance era maior, então por consequência o crescimento dentro da rede era mais fácil.
Hoje, o cenário mudou. Nós conseguimos observar a grande dificuldade de quem decide começar agora a produção de conteúdo dentro da plataforma e deseja se destacar.
Como existem muitos produtores, com diversos nichos muito bem colocados ali dentro, de forma cada vez mais profissional, a concorrência pela atenção do espectador também cresceu.
Então, com a entrada do Reels no Instagram, a Meta procura incentivar seu uso para que se consolide, o que explica a entrega orgânica fora da curva dos vídeos publicados nesse formato.
Ou seja…
Se você está iniciando agora e decide produzir conteúdo através dos vídeos curtos, a chance de seu perfil escalar é muito maior que quando comparada com a produção no formato de conteúdo tradicional.
O Reels, dentre todos os meios de entrega de conteúdo no Instagram (IGTV, stories, feed) é o que mais tem alcance atualmente.
“O pulo do gato”
Se você tivesse uma loja física e recebesse uma chance de divulgar – de forma gratuita – o seu estabelecimento em todos os Outdoors do mundo, você não aceitaria?
De certa forma é isso que acontece quando você divulga o seu serviço ou produto através dos vídeos curtos.
Muito bem, agora é o momento de entender mais sobre a ferramenta em si.
O que é o Reels?
Antes de começarmos a fazer algo precisamos entender como este algo funciona certo, então vamos entender o que é um vídeo Reel.
A verdade é que os vídeos rápidos dentro do Instagram são nada mais que uma cópia adaptada do aplicativo chinês “TikTok”, o qual possui somente feeds com entrega de vídeos curtos.
O “TikTok” chegou no Brasil no ano de 2018, mas ganhou fama no país em 2020 por conta da pandemia, consolidando assim seu sucesso até os dias atuais.
Já a ferramenta “Reels” foi lançada no ano de 2020, como resposta ao seu grande concorrente chinês, e atualmente representa 20% do tempo total que o usuário passa nas redes sociais Instagram.
Assim como os vídeos do TikTok, os vídeos do Reels são curtos, extremamente dinâmicos, divertidos e podem expressar ideias, histórias e causos em um formato mais criativo.
Eles podem expressar a essência da sua empresa, transmitir conhecimento, atraindo assim um público que se identifique com a sua marca e ser acessado por pessoas do mundo todo que usam a ferramenta.
A única regra para a produção deles é a criatividade.
Para Reels, a palavra chave é constância
Imagine que depois de ler todo esse conteúdo, sua empresa decide iniciar a produção de Reels no seu perfil, afinal de contas é uma grande oportunidade, e aconteceu do seu vídeo viralizar.
Ótimo!
Mas os espectadores, ao entrarem no perfil não encontram conteúdo algum! Não entendem o que sua empresa faz e o que vende.
Por isso que elas precisam se deparar com o perfil pronto para recebê-las. Elas precisam entender o que faz, a identidade, o que sua empresa tem para oferecer, desse modo decidirão ficar ou não.
Apesar dos Reels, algumas coisas nunca mudam
Entenda, os conteúdos tradicionais não perderam totalmente sua importância, são eles quem vão recepcionar aqueles que chegaram até você pela porta de entrada, que atualmente são os Reels.
Os conteúdos tradicionais passaram a ter outro papel dentro do seu perfil, eles desempenham o papel de te apresentarem.
Vamos supor que sua empresa conseguiu converter essas pessoas em seguidores, o perfil é bem original e tem bastante conteúdo, mas, com o passar do tempo, vai deixando de produzir os vídeos Reels.
Às vezes por falta de tempo e criatividade, o perfil vai começar a estagnar. Tudo porque a empresa não estará mais entregando conteúdo para a maior vitrine do mundo.
Seu negócio estará servindo para aqueles que já “entraram em sua casa”, mas não estará mais convidando aqueles de fora para adentrarem.
Por esse motivo, a produção constante de Reels é o que vai garantir que novas pessoas cheguem ao perfil do seu negócio.
Uma conta prática
Imagine que você vende brownies e aborda 10 pessoas na rua. A possibilidade de venda é limitada aos 10 possíveis consumidores encontrados.
Agora, se você consegue abordar 122 milhões de pessoas, que é o número atual de usuários da rede no Brasil, a possibilidade de vender é aumentada em 1,2 bilhão por cento.
É claro que, não se espera o alcance do número total de usuários, mas mesmo que um sexto desses usuários sejam alcançados, é um número bastante interessante de pessoas para serem postas em contato com o seu conteúdo.
Como converter o meu público utilizando os Reels
É muito importante entender que, atualmente uma das coisas que mais vende é a personalidade, as pessoas gostam, se identificam, com personalidades bem demarcadas.
Busque humanizar a sua marca, porque quanto mais o seu espectador se identificar com o negócio, ou o admirar, maior são as chances dele adquirir algum produto ou serviço.
Quem nunca decidiu se viu pedindo sempre da mesma pizzaria ou indo comprar roupas na mesma loja de sempre?
Isso porque acontece esses estabelecimentos já ganharam nossa confiança.
Nós compramos deles porque nos oferecem aquilo buscando e, estando satisfeitos com toda essa entrega, não nos interessamos em ir buscar o mesmo produto em outros lugares.
Da mesma forma acontece na internet.
O possível consumidor, ao entrar no perfil da sua empresa, busca por elementos que possa se identificar. E qual a melhor forma de apresentar isso se não através de pequenos trechos em formato de vídeo?
Tudo isso traz uma proximidade e gera uma conexão, afinal de contas, seu negócio está levando quem assiste para dentro da própria realidade.
“Ao dar às pessoas o poder de partilhar, estamos tornando o mundo mais transparente.“ — Mark Zuckerberg
4 Dicas práticas para começar a produção de Reels
Intencionalidade
Para que o conteúdo chegue da forma que deseja, gerando o resultado que sua empresa espera, é preciso que antes haja uma intencionalidade naquilo que está produzindo e entregando.
Antes de tudo se prepare, coloque no papel as ideias que tiver e perceba se está refletindo o que você imagina quando chegar até o espectador.
Pouco adianta criar um arsenal de vídeos que são desconexos com a sua realidade.
Se em um vídeo você diz que não gosta de tomate e em outro, está comendo tomate, isso tirará toda a sua credibilidade diante do consumidor do seu conteúdo.
Por isso, antes de começar a colocar a mão na massa, faça um planejamento intencional dos seus vídeos.
Roteiro
Caso você decidir por gravar um vídeo discorrendo sobre algum assunto que domina, é sempre bom fazer um pequeno esquema do que irá falar, das palavras chaves do seu vídeo, assim você não esquece dos pontos principais.
O roteiro é essencial, mesmo que simples. É comum que, ao ligar a câmera, aconteça aquele famoso branco.
Desse modo sua empresa irá economizar tempo e otimizar a sua produção.
Arquivo de Ideias
Sua empresa decidiu que quer gravar Reels, mas agora se encontra sem ideias. O que fazer?
É muito importante ter um arquivo de ideias, uma pasta separada com várias ideas de reels que se adequam à sua marca ou ao perfil. A dica aqui é consumir conteúdo de Reels e também do TikTok.
Dentro do TikTok e do próprio Reels, surgem diversas trends. Sua empresa pode aproveitar essas redes e ideias para ter um bom estoque de conteúdo.
Dessa forma seu negócio não ficará sem ideias, e sempre que quiser encontrar alguma saberá onde procurar.
Seja breve
Por serem vídeos que têm a característica de serem breves, leves e divertidos, por mais que seja um vídeo mais técnico e conteudista, procure ser breve e discorrer sobre o tema de forma mais sucinta.
Entenda que quem, está consumindo esse tipo de conteúdo não está buscando por uma formação completa, mas sim um entretenimento.
Então, o público da sua empresa não está maduro para receber conteúdos mais profundos, por isso busquem trazer vídeos que todos possam entender e acessíveis para o maior número de pessoas.
Se forem explicar algo, pensem sempre que estão explicando para alguém que nunca teve contato com o nicho.
Hora da Prática: sua empresa precisa produzir Reels!
Assim que sua empresa seguir todos os passos e finalmente começar a produção dos vídeos, podem pensar que Reels não é para o negócio de vocês.
É preciso persistir.
Todo mundo que hoje faz sucesso nesse meio de produção também começou do zero, então continue aprimorando, o mais importante é permanecer constante e inovando.
Mas, se perceberem que o esforço pode ser realocado para melhorar a empresa internamente, a Treevium tem uma proposta para vocês.
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Conheça seus gostos e aplique-os cada vez mais, afirmando assim a sua identidade no seu perfil